quarta-feira, 3 de setembro de 2008

História do handebol

O handebol é uma modalidade esportiva criada pelo alemão Karl Schelenz.O esporte inicialmente era praticado na grama em um campo parecido com o de futebol com dimensões entre 90m a 110m de comprimento e entre 55m a 65m de largura, a área do gol com raio de 13m, o gol com 7,32m de largura por 2,44m de altura (o mesmo usado no futebol), a bola usada é a mesma da versão em quadra e é disputado por duas equipes de onze jogadores cada.

Hoje em dia a maioria dos jogadores praticam apenas o handebol de quadra. Nos Jogos de 1936, disputou-se uma única vez o handebol de campo, com onze jogadores de cada lado. O esporte voltou a ser olímpico nos Jogos de 1972, já com as regras atuais. Atualmente o handebol do Brasil está em ascensão apesar de nunca ter obtido um ouro olímpico. O esporte já é largamente praticado em nível escolar, uma vez ser fácil o aproveitamento das já muito disseminadas quadras de futebol de salão para o handebol.

Handebol no Brasil

Em nosso país, o handebol como modalidade de campo, foi introduzido em São Paulo por imigrantes, principalmente da colônia alemã, no início da década de 30, tendo a Federação Paulista sido fundada em 1940 realizando competições desde então. Atualmente só os campeonatos da modalidade de salão vem sendo disputada. O handebol ficou restrito à São Paulo até a década de 60, quando o Professor Augusto Listello (francês) no curso internacional de Santos o mostrou a professores de outros estados em forma didática. Esses professores então o introduziram em seus colégios e assim começou a ser praticado em outros estados. Em 1971, o MEC, em face ao seu crescimento nas escolas inclui o handebol de sete entre as modalidades dos Jogos Estudantis e Jogos Universitários Brasileiros. Com isso o handebol disseminou-se em todo o território nacional, com vários estados dividindo à partir daí os títulos nacionais.

Em 1973 a antiga CBD fez disputar em Niterói o 1º Campeonato Brasileiro Juvenil para ambos os sexos. No ano seguinte em Fortaleza iniciou-se a competição para adultos. Como também outros estados além de São Paulo passaram a disputar as competições de handebol, em 1980, um ano após a criação da Confederação Brasileira de Handebol, foi disputada a 1ª Taça Brasil de Clubes, na cidade de São Paulo, então sede da entidade. Nos Jogos Pan-Americanos de 1999, realizados em Winnipeg, Canadá, o Brasil conquistou a medalha de ouro no feminino, e de prata, no masculino. Em São Paulo, o Handebol é uma das modalidades mais praticadas, principalmente no meio estudantil.

Fundamentos do Handebol

Recepção - é a ação específica de receber, amortecer e reter a bola de forma adequada nas diferentes posições e situações em que o jogador for solicitado.
Passe - é a ação de enviar e dirigir a bola ao companheiro, de forma correta, para facilitar a próxima ação. O passe e a recepção são técnicas utilizadas pelos jogadores na preparação da finalização, ou seja, na colocação de um companheiro em condições favoráveis de arremessar a bola em direção ao gol adversário.
Arremesso - é a ação de enviar a bola em direção ao gol adversário, aplicando um forte impulso (força) na mesma, para dificultar a ação do goleiro, procurando que ela adentre ao gol, tendo como objetivo, assim, a marcação de um gol.
Progressão - é a ação de deslocar-se na quadra, movimentando-se de um lugar a outro, de posse da bola, obedecendo as regras do jogo no que diz respeito ao manejo da bola.
Drible - é a ação de impulsionar e dirigir a bola em direção ao solo, uma ou mais vezes, sem perder o controle da mesma. O drible serve para progredir na quadra ou reter a bola em situação especial.
Finta - é a ação que o jogador realiza, de posse de bola, para dirigir os movimentos do defensor numa direção falsa, desviando a sua atenção da própria real intenção, causando-lhe o desequilíbrio. A finta tem como objetivo enganar e passar pelo adversário além de desorganizar a defesa.

Atletas

MASCULINO

Alê,Ale Rodrigues,Bruno Santana,Bruno Souza,Felipe Borges,Guilherme,Helinho,Jardel,Léo,Maik,Menta,Silvinho,Tupan,Zeba.

FEMININO

Alessandra,Alexandra,Aline,Ana Paula,Chana,Daly,Dani Piedade,Dara,Darly,Denise,Duda Amorim,Lucila,Pará,Viviane Jacques

Resultados dos jogos

Alemanha 24 x 22 Brasil – 09/08 – feminino
Brasil 28 x 28 Hungria – 10/08 – feminino
França 34 x 26 Brasil – 10/08 – masculino
Brasil 14 x 33 Croácia – 11/08 – masculino
Rússia 28 x 19 Brasil – 12/08 – feminino
Polônia 28 x 25 Brasil – 13/08 – masculino
Brasil 33 x 32 Coréia do Sul – 14/08 – feminino
Brasil 29 x 22 China – 15/08 – masculino
Suécia 25 x 22 Brasil – 16/08 – feminino
Espanha 36 x 35 Brasil – 17/08 - masculino